top of page

Melhorar o desempenho

Saltar mais alto, correr mais rápido,

lançar mais longe.

Quando pratica golf, o seu serviço no ténis, a sua velocidade de corrida ou a sua força, todos os atletas beneficiam com o funcionamento perfeito da coluna vertebral.


Pequenos "defeitos" nas articulações da coluna são o suficiente para limitar o seu potencial no desempenho de qualquer atividade. Por esta razão atletas a sério, conhecedores deste tratamento,vão a consultas regularmente e declaram abertamente que não estariam entre os melhores sem a Quiroprática.

Não é um atleta? Muitas profissões, incluindo a indústria da construção ou os serviços armados ou de emergência, também exigem um nível avançado de desempenho físico. Quiroprática ajuda a mantê-lo lá.

Jogador de basquete
Melhorar o desempenho: Our Services
Melhorar o desempenho: Testimonials
Arnold Schwarzenegger

“Se não fosse a Quiroprática, eu não tinha ganho a medalha de ouro. Vocês são realmente trabalhadores milagrosos. Pessoas que praticam Body Building e Fitness usam intensamente a quiroprática a fim de se manter saudáveis e em forma. Eu descobri que é melhor ir a um quiroprático para prevenir lesões. Nós somos a equipa perfeita. O mundo do fitness e o mundo da quiroprática.”

Arnold Schwarzenegger

Como a quiroprática pode melhorar o desempenho desportivo.

Nos EUA, desde 2015:

• Todas as 32 equipas da National Football League (NFL) empregam um quiroprático oficial para o desempenho, o gerenciamento e a prevenção de lesões. (1)

• 27 das 30 equipas  da Major League Baseball (MLB) têm um quiroprático oficial, enquanto os outros 3 permitem que os jogadores consultem os quiropráticos em particular.

• Quase todas as equipas da National Basketball Association (NBA) tem um quiroprático oficial.

• Os quiropráticos oficialmente trataram a equipa da Olimpíada dos EUA desde Atlanta em 1996 e, em 2008, quatro quiropráticos se uniram à equipa  olímpica de saúde dos Estados Unidos para melhorar o desempenho dos atletas dos Estados Unidos.

• Quiropráticos também são comuns em hóquei no gelo, golfe, ténis, bem como outros desportos profissionais.

 

Pesquisa:

• Em 1991, Lauro e Mouch (2) realizaram um estudo para medir o efeito de ajustes quiropráticos (terapia manipulativa da coluna vertebral - SMT) em atletas assintomáticos. Cinquenta atletas foram divididos em dois grupos. Um grupo recebeu ajustes de quiroprática, o outro serviu como controle.

Onze testes foram usados ​​para medir aspectos da capacidade atlética, incluindo: agilidade, equilíbrio, percepção cinestésica, potência e tempo de reação. Os resultados foram examinados comparando a mudança na pontuação média da linha de base para os dois grupos em cada um dos 11 testes.

Após 6 semanas, o grupo de controle apresentou uma pequena melhora em oito dos 11 testes, enquanto o grupo quiroprático melhorou significativamente em todos os 11 testes. O grupo experimental (‘ajustado’) apresentou uma melhoria geral 6,12% maior do que o grupo controle.

Após 12 semanas, o grupo experimental demonstrou ter aumentado o desempenho atlético em 16,7%.

Em um teste, um teste de reação manual, medindo a velocidade da reação com a mão em resposta a um estímulo visual, o grupo controle exibiu menos de 1% de resposta melhorada, enquanto o grupo quiroprático exibiu mais de 18% de melhoria após 6 semanas . Isso aumentou para 30% após 12 semanas.

Também foi observado que, neste estudo, o grupo controle foi descontinuado após 6 semanas, de modo que todos os atletas pudessem  beneficiar do tratamento.

 

• Em 1996, Pollard e Ward (3) mostraram SMT ao segmento de movimento L3 / 4, resultando em um aumento de curto prazo estatisticamente significativo na força muscular do quadríceps femoral. Eles ainda teorizaram que a mudança de 4,6% (após a manipulação) no grupo experimental poderia ter um impacto potencialmente benéfico em protocolos de reabilitação e no desempenho de atletas de força.

 

• Em 2009, Costa et al. (4) investigaram o efeito do pré-evento "SMT com alongamento" (n = 23) versos "alongamento sozinho" (n = 20) no desempenho "full-swing" em praticantes de golf.

Todos os praticantes de golf;

- nos alongamentos sozinhos

- realizou 3 manobras full-swing, distâncias medidas e médias tomadas.

SMT foi realizado no grupo experimental,

Todos os praticantes de golf:

- realizaram mais 3 manobras full-swing, distâncias medidas e médias tomadas novamente

Quaisquer mudanças na distância observadas para ambos os grupos experimental e controle.

O procedimento foi repetido uma vez por semana durante 4 semanas.

Uma melhoria no desempenho do balanço completo, como determinado pela distância média de três balas, para o grupo SMT foi observada em cada dia de tratamento, com significante estatística alcançada no quarto dia. Nenhuma  estatística significante  foi obtida para o grupo não-SMT, e no quarto dia o grupo não-SMT experimentou uma diminuição no desempenho. Os autores concluíram que “o SMT em associação com o alongamento muscular parece estar associado a uma melhoria no desempenho do giro dos jogadores de golfe quando comparado ao alongamento muscular sozinho”.

 

• Em 2010, Oosthuizen (5) estudou o efeito da Quiroprática SMT da coluna lombar e das articulações sacroilíacas no desempenho, utilizando os indicadores altura do salto vertical (potência explosiva) e tempo do teste T (agilidade) em atletas moderados a altamente ativos.

30 atletas foram divididos aleatoriamente em dois grupos iguais. Dados objetivos (de ambos os testes) foram obtidos em 6 consultas, antes e depois de um descanso de 5 minutos. O grupo ajustado recebeu   quiroprática SMT durante este período de descanso de 5 minutos,e o grupo controle não.

Os resultados mostraram que, embora ambos os grupos (ajustado e controle) tivessem melhoria imediata, o grupo ajustado teve o dobro da melhoria - 7% vs 3% para o salto vertical, 4% contra 2% para o tempo do teste-T.

Os pesquisadores concluíram que “um aumento imediato no poder explosivo e na agilidade sem qualquer preparação adicional antes de um evento é inestimável para qualquer atleta, especialmente no mundo do desporto profissional”.

Fontes:

  1. http://profootballchiros.com/chiropractic-roster-by-team/

  2. Lauro A, Mouch B. Chiropractic effects on athletic ability. J Chiropractic Research and Clinical Investigation. 1991;6(4):84–87.

  3. Pollard H, Ward G. Strength change of quadriceps femoris following a single manipulation of the L3/4 vertebral motion segment: a preliminary investigation. J Neuromusculoskeletal System. 1996;4(4):137–144.

  4. Costa SMV, Chibana YET, Giavarotti L, Compagnoni DS, Shiono AH, Satie J, Bracher ESB. Effect of spinal manipulative therapy with stretching compared with stretching alone on full-swing performance of golf players: a randomized pilot trial. J Chiropractic Medicine. 2009;8:165–170.

  5. Oosthuizen BGD, The effects of pre-event chiropractic spinal adjustment therapy on the vertical jump and the T-test of asymptomatic active sports people. A dissertation submitted to the Faculty of Health Sciences, University of Johannesburg, 2010

  6. Miners AL, Chiropractic treatment and the enhancement of sport performance: a narrative literature review. J Can Chiropr Assoc. 2010 Dec; 54(4): 210–221.

Melhorar o desempenho: Text
bottom of page